Livros

UM PERCURSO PELAS VEREDAS DA ACADEMIA [MANUSCRITO]: 26 anos de vivência  

A necessidade de escrever este memorial, como requisito parcial para promoção para a Classe de Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), levou-me a rever minha história acadêmica desde minha infância. Como num filme, as etapas da minha vida retornaram à minha mente e comecei a revê-las passo a passo. Nesse momento, a sensação é a de que todas essas experiências acabaram de acontecer, e a riqueza desses fatos me surgiu detalhadamente como um descortinado de vivências.

LIMA, G. Â. Um percurso pelas veredas da academia [manuscrito]: 26 anos de vivência/Gercina Ângela de Lima, 2020.

ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO PARA WEB:  Práticas Metodológicas 

A principal motivação para a publicação deste livro é trazer, nesta terceira coletânea, a divulgação dos resultados das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas, ao longo desses últimos 16 anos, pelos pesquisadores integrantes do Grupo de Pesquisa Modelagem Conceitual para Organização e Representação da Informação Hipertextual (MHTX). Neste livro, no percurso dos seus sete capítulos, são apresentados os esforços desses pesquisadores em estudar os fundamentos teóricos metodológicos da área de Organização da Informação e do Conhecimento e propor soluções para questões relacionadas à organização e representação da informação hipertextual, principalmente, aquelas que dizem respeito às técnicas de pesquisas em tecnologias da Web Semântica, tendo o usuário como ponto central de estudos na área. Para realização dessas pesquisas, também, foi necessário buscar aportes teóricos e metodológicos em outras áreas do conhecimento, tais como a Ciência da Computação, a Linguística, a Psicologia Cognitiva, e a Visualização da Informação. As expectativas desses resultados, em conjunto, caracterizada pela integração das pesquisas, permite que esses estudos possam avançar, para além dos anos que a academia permite aos alunos de Pós-Graduação. Espero que este livro seja útil para os alunos de graduação e de pós-graduação, bem como para professores e pesquisadores da área.

LIMA, G. Â. Organização e representação do conhecimento e da informação para web: práticas metodológicas. Rio de Janeiro: Interciência, 2020.

Cartilha de pesquisa e integração do Grupo de Pesquisa MHTX

Esta cartilha tem como objetivo registrar e compartilhar a metodologia empregada na condução das pesquisas e na logística do Grupo de Pesquisa Modelagem Conceitual para Organização e Representação da Informação Hipertextual (MHTX), bem como divulgar o histórico, o propósito e os valores do Grupo. Destina-se aos estudantes da graduação e pós-graduação dos cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação, respectivamente, bem como aos pesquisadores que se interessem em ter conhecimento sobre a dinâmica de integração das pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa MHTX.

LIMA, G. Â. Cartilha de pesquisa e integração do grupo de pesquisa MHTX. Belo Horizonte: Grupo de Pesquisa MHTX, 2018.

 

BIBLIOTECAS DIGITAIS: Novas Tendências na Navegação em Contexto

A principal motivação para a publicação deste livro é trazer, nesta segunda coletânea, a divulgação dos resultados das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas, ao longo destes últimos 14 anos, pelos pesquisadores integrantes do Grupo de Pesquisa Modelagem Conceitual para Organização e Representação da Informação Hipertextual (MHTX). A obra que aqui se apresenta, no formato de livro, fornece uma visão sobre a importância e a influência do contexto no momento da categorização e representação da informação e do conhecimento, o que possibilita refletir a estrutura cognitiva do indivíduo na organização da estrutura informacional sobre determinado domínio do conhecimento. Essas estruturas do conhecimento são representações da organização das ideias na nossa memória semântica. Cada estrutura de conhecimento existe como objeto, ideia ou evento e, também, como um grupo de atributos, o qual é ligado à outra estrutura do conhecimento. À medida que aprendemos, apreendemos novas estruturas e ligações, adicionando informações às estruturas existentes, ou alterando essas estruturas através do processo de reestruturação. Para organizar o conhecimento de qualquer área, da sua representação à sua recuperação, estudam-se primeiramente os conceitos que compõem esse campo do conhecimento e as relações entre eles. Neste livro, no percurso dos seus oito capítulos, são apresentados os esforços desses pesquisadores em estudar os fundamentos teóricos e propor soluções para questões relacionadas à organização e representação da informação hipertextual, principalmente, aquelas que dizem respeito às técnicas de pesquisas em tecnologias da Web Semântica, tendo o usuário como ponto central de estudos na área. Para realização dessas pesquisas, também, foi necessário buscar aportes teóricos e metodológicos em outras áreas do conhecimento, tais como a Ciência da Computação, a Linguística e a Psicologia Cognitiva. Espero que este livro seja útil para os alunos de graduação e de pós-graduação, bem como para professores e pesquisadores da área.

LIMA, G. Â. Bibliotecas digitais: novas tendências na navegação em contexto. Rio de Janeiro: Interciência, 2018.

BIBLIOTECA DIGITAL HIPERTEXTUAL: Caminhos para a Navegação em Contexto

A principal motivação para a publicação deste livro é trazer, desta coletânea, parte dos resultados das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas, ao longo desses últimos 12 anos, pelos pesquisadores integrantes do Grupo de Pesquisa MHTX ‒ Modelagem Conceitual para Organização Hipertextual de Documentos. Neste livro, no percurso dos seus oito capítulos, são apresentados os esforços desses pesquisadores em solucionar os problemas da recuperação semântica da informação, a partir de propostas para a navegação hipertextual em contexto em uma biblioteca digital. As expectativas desses resultados, em conjunto, caracterizados pela integração das pesquisas, permitiram que um estudo pudesse avançar para além dos anos que a academia permite aos alunos de Pós-Graduação. Com isso, várias propostas foram realizadas, o que possibilitou a aplicação das teorias e técnicas da área de Organização da Informação e do Conhecimento, por meio de protótipos analisados e testados. Para realização dessas pesquisas, foi necessário, também, buscar aportes teóricos e técnicos em outras áreas do conhecimento, tais como a Ciência da Computação, a Linguística e a Psicologia Cognitiva. Espero que este livro seja útil para os alunos de graduação e de pós-graduação, bem como para professores e pesquisadores da área.

ISBN: 9788571933842
1.a Edição – 2016
Formato 17×24 cm, BROCHURA – 180 páginas

LIMA, G. Â. Biblioteca digital hipertextual: caminhos para a navegação em contexto. Rio de Janeiro: Interciência, 2016.

< MHTX > MODELAGEM HIPERTEXTUAL PARA ORGANIZAÇÃO DE DOCUMENTOS: Princípios e Aplicação

Neste livro, ao longo dos seus seis capítulos, são apresentados os conceitos de hipertexto e os aspectos cognitivos envolvidos nessa forma de escrita, metodologias e modelos disponíveis para a estruturação de sistemas de hipertexto, bem como a forma de conversão de textos lineares nesses novos tipos de texto. Nesse percurso, são abordados os aspectos da fragmentação textual, da alternativa da modularidade informacional e das linguagens de marcação. Apresentam-se, também, as técnicas de organização do conhecimento, como objetivo de recuperação, destacando-se, especificamente, técnicas de análise facetada, o modelo de Ranganathan, as contribuições do Classification Research Group (CRG), e o modelo simplificado de Louise Spiteri, que envolve estas duas últimas abordagens. Além disso, fazem parte do construto teórico deste estudo, o conceito de mapa conceitual e os esclarecimentos sobre a conexão entre este e o hipertexto, assim como tópicos relativos à sua construção na estruturação semântica de um domínio. A construção do Modelo Hipertextual para Organização de Documentos (MHTX), apresentado neste livro, emergiu da combinação desses conhecimentos. Espera-se, portanto, que o presente estudo contribua para a formação de uma teoria de estruturação hipertextual, a partir do modelo proposto e com base nos fundamentos e princípios apontados, e que ele seja uma alternativa para minimizar os problemas da fragmentação e um auxílio à recuperação semântica da informação expressa em seus contextos.

ISBN: 9788571933736
1.a Edição – 2015
Formato 16×23 cm, BROCHURA – 208 páginas

LIMA, G. Â. MHTX: Modelagem hipertextual para organização de documentos: princípios e aplicação. Rio de Janeiro: Interciência, 2015. 208 p.

Taxonomia Facetada e Navegacional: Um Mecanismo de Recuperação

Quando um pesquisador está em fase inicial de sua investigação, ter acesso às informações das teses e dissertações é indispensável para norteá-lo em suas escolhas. É indiscutível que o acelerado avanço das TIs e Internet fez crescer as implantações de bibliotecas digitais. Contudo, é preciso agregar valor às informações disponibilizadas, de forma a atender às necessidades específicas de sua comunidade de usuários. A taxonomia facetada como mecanismo de navegação pode auxiliar esse usuário a explorar e recuperar todo o recurso informacional disponibilizado em uma biblioteca digital. Este livro demonstra a preocupação da autora com a comunicação científica, apresentando um modelo que agrega valor na organização de conteúdos que prioriza a visualização, navegação e recuperação de informação pelo usuário. Somente o acesso a esse conhecimento acumulado pode impulsionar positivamente a ciência e tecnologia.

MACULAN, B. C. M. S. Taxonomia facetada e navegacional: um mecanismo de recuperação. Curitiba: Appris, 2014. 233 p.

Contatos

Profª Gercina Ângela de Lima

Av. Antônio Carlos, 6.627 – UFMG – Campus Pampulha
Escola de Ciência da Informação – sala 3004
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil – CEP 31.270-901
 mhtxgrupo@gmail.com

Redes Sociais