Histórico

O Grupo de Pesquisa MHTX, formado inicialmente pela Profª Gercina Lima e por seus orientandos em 2004, sempre teve como premissa trabalhar de forma integrada, com o intuito de compartilhar conhecimentos entre os mestrandos e doutorandos do curso de Biblioteconomia da Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, com os alunos bolsistas da graduação desse curso e também de áreas correlatas.

Isso resultou em uma forma diferenciada de trabalho em grupo, que permitiu uma troca de informações muito rica, fazendo com que muitos alunos da graduação se sentissem incentivados a dar continuidade a seus estudos acadêmicos e, por já terem conhecimento dos objetos de estudos e resultados das pesquisas já finalizadas ou mesmo em andamento, permitiu que os integrantes do grupo pudessem avançar juntos, rumo a uma proposta de pesquisa com resultados verdadeiramente integrados.

O primeiro projeto desenvolvido, o Protótipo Mapa Hipertextual-MHTX,  teve como base teórica e metodológica as temáticas sobre os Sistemas Hipertextuais, a Análise Facetada, os Mapas Conceituais e a Cognição, caracterizando, desde então, a ocorrência da interdisciplinaridade entre os campos do conhecimento na pesquisa. No decorrer das pesquisas realizadas em outros projetos subsequentes, foram surgindo novas pesquisas, que tiveram os aportes teórico-metodológicos em outras subáreas, oriundas da Ciência da Computação, da Biblioteconomia e Ciência da Informação, da Educação e da Ciência Cognitiva, como também da Linguística e da Lógica.

O Protótipo Mapa Hipertextual-MHTX nasceu da necessidade de responder aos problemas vislumbrados na navegação hipertextual em contexto semântico. Como primeira solução, foi apresentada uma modelagem conceitual de uma tese sobre a temática “análise de assunto”, realizada a partir da Teoria da Analise Facetada (TAF) de Ranganathan, para auxiliar a recuperação da informação em Bases de Dados de Teses e Dissertação (BDTD), por meio da navegação em contexto em mapas hipertextuais. A partir daí, outros estudos sobre a organização e representação da informação e do conhecimento, principalmente, relacionados às novas tecnologias e gerenciamento de conteúdo semântico  na web,  estão sendo desenvolvidos. Esses estudos têm como propósito solucionar  as lacunas que surgiram nessa pesquisa e não puderam ser resolvidas em apenas um projeto.

Portanto, a continuidade dessa proposta tem ocorrido por meio da participação de alunos do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da ECI//UFMG, com trabalhos de pesquisa sob a orientação da coordenadora deste projeto, e pesquisadores nacionais e internacionais convidados, que têm contribuído na melhoria da proposta inicial do Protótipo MHTX.

Desde 2004, as atividades do Grupo de Pesquisa MHTX vêm contribuindo para a intermediação, o acesso e a distribuição da informação ou, ainda, para as interações comunicativas em meio digital, por meio dos resultados das pesquisas realizadas por seus membros. Além disso, o Grupo tem sido um ambiente interativo, no qual as ações cruzam fronteiras disciplinares e culturais, construindo uma rede de divulgação do conhecimento.

O Grupo realizou o I Seminário do Grupo de Pesquisa MHTX  em maio de 2013. Nesse Seminário, pesquisadores e orientandos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), participantes do Grupo MHTX, tiveram a oportunidade de apresentar e discutir os resultados de suas pesquisas junto à comunidade científica da UFMG, o que contribuiu para que os alunos da graduação se sentissem incentivados em participar e contribuir para essas novas interseções entre as formas sociais de informar e ser informado e as utilizações das novas tecnologias da informação.

OII Seminário do Grupo de Pesquisa MHTX  ocorreu em junho de 2016 e teve como objetivo dar continuidade aos trabalhos iniciados no I Seminário. A segunda edição contou com três mesas-redondas e três palestras. O II Seminário teve como temática principal “A pesquisa integrada sobre organização do conhecimento e recuperação da informação”. O objetivo foi de propiciar uma reflexão acerca dos fundamentos teóricos metodológicos das pesquisas realizadas pelos membros do Grupo de Pesquisa MHTX, discutindo o diálogo interdisciplinar que complementam esses fundamentos, bem como as aplicações tecnológicas e considerações sobre o perfil do profissional bibliotecário que o mercado de trabalho têm exigido atualmente.

O III Seminário do Grupo de Pesquisa MHTX aconteceu nos dias 07 e 08 de junho de 2018, na Escola de Ciência da Informação da UFMG, das 8:30 as 17:30 horas. O evento teve como tema “Perspectivas em Representação e Organização do Conhecimento: atualidade e tendências na relação universidade-empresa”, que foi discutido e apresentado por meio de palestras, mesas redondas e participação de pesquisadores, profissionais e estudantes da área.