História

O protótipo Mapa Hipertextual-MHTX: Um modelo para organização hipertextual de documentos é resultante da tese de doutorado defendida pela Profa. Dra. Gercina Lima e que teve como objetivo a construção de um modelo para organização hipertextual de documentos com a inserção das outras teses e dissertações em textos completos digitalizados, e sua avaliação na implementação na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação da Escola de Ciência da Informação da UFMG (BTDECI).

A pesquisa em como meta, em médio prazo, atingir a simplificação dos processos de organização, acesso e recuperação da informação, que são processos comumente complexos e insuficientes quando se trata de versões impressas de teses e dissertações.

O protótipo digital MHTX consiste de um mapa semântico – Mapa Conceitual (MC) – e no Sumário Expandido (SE), instrumento formado pelo sumário da tese, ao qual se agregaram pontos de acesso. Para a implementação do MHTX, buscou-se a otimização das ferramentas tecnológicas. Inicialmente, para a criação da base de dados com textos completos, que abrigou uma tese selecionada como objeto desta pesquisa, foi utilizado o software Greenstone Digital Library que é específico para criação de bibliotecas digitais e que possibilitou também a implementação do Sumário Expandido. O software Star Tree Studio, utilizado na construção e na estruturação hierárquica do MC, também serviu para demonstração não só das relações hierárquicas, como também das relações associativas, permitindo a inserção de mais de um termo no mesmo nível.

Continuidade da pesquisa

O Protótipo Mapa Hipertextual-MHTX nasceu da necessidade de responder aos problemas vislumbrados na navegação hipertextual em contexto semântico. Como primeira solução foi apresentada a navegação através de mapas hipertextuais. A partir daí, outros estudos que estão sendo desenvolvidos tentam suprir as lacunas que surgiram e não puderam ser resolvidas em apenas um projeto.

Outros subprojetos são direcionados para tornar o Protótipo MTHX um sistema customizável de gerenciamento de conteúdo semântico software com interface amigável capaz de possibilitar o manuseio e operação de todas suas funções propostas, desde a extração da terminologia de documentos acadêmicos até a disponibilização desta informação de forma ágil e relevante, como um sistema independente que pode ser acessado por qualquer sistema de integração de dados ou usuário que deseje consultar termos.

Pretende-se, também, que este sistema seja capaz de ser utilizados por autores, gestores de conteúdo e profissionais da área da informação, objetivando o gerenciamento do acervo. A continuidade da implementação do Protótipo MHTX tem se dado através da participação de alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da ECI//UFMG, com trabalhos de pesquisa, sob a orientação da coordenadora deste projeto, que têm contribuído na melhoria do Protótipo MHTX.