Pesquisadores

Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e formada em Bibliotecária pela mesma Universidade. Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, na ECI/UFMG. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa MHTX – Modelagem Conceitual para Organização Hipertextual de Documentos, no Grupo de Pesquisa RECRI – Representação do Conhecimento e Recuperação da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC/ECI/UFMG). Interesses na linha de Arquitetura e Organização do Conhecimento, com ênfase em questões teóricas e metodológicas de desenvolvimento de Sistemas de Organização do Conhecimento (Sistemas de Classificação, Taxonomias, Tesauros e Redes Semânticas) e Linguagens de Indexação; Modelagens e Arquiteturas Conceituais (atores e cenários); Processos de Indexação; Comportamento Informacional; Recuperação da Informação: acesso físico do documento e acesso ao seu conteúdo informacional (em bibliotecas tradicionais, digitais, hipertextos e arquivos), em distintos contextos de uso; Representação de Dados Linkados (Linked Data), Integração de Dados, Compatibilidade de Linguagens e Semântica; aportes interdisciplinares fundamentais (Estatística, Tecnologia da Informação e Comunicação, Computação, Engenharia de Software, Lógica, Linguística, Terminologia, Semântica, Comunicação, entre outros).

Bruna Lessa

Professora Adjunta do Instituto de Ciência da Informação ICI/UFBA. Mestre em Ciência da Informação (2015) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação (2013) também pela UFBA. Conselheira no Conselho Regional da Bahia 5ª região (2015-2017). Atuou como bibliotecária na Biblioteca Pública no Estado na Bahia e foi suplente da presidente da comissão de trabalho de elaboração e implantação das diretrizes de leitura do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas – Bahia (SEBP-BA), Portaria 086/2014 – FPC/SECULT. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Representação e Organização da Informação e do Conhecimento. Também desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Biblioteca Pública, Mediação da Informação, Redes Sociais, Web Social e Comunicação.

Áreas de interesse: Organização da Informação; Recuperação da Informação; Fontes de Informação; Mediação da Informação; Redes de Informação e Conhecimento; Redes Sociais; Redes Sociais na Internet.


Cíntia de Azevedo Lourenço

Cíntia Azevedo Lourenço concluiu o mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1998 e o doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2005. Atualmente é Professora Associada na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora participante do Grupo de Pesquisa MHTX – Modelagem Conceitual de Hipertextos para Documentos Acadêmicos, registado no CNPq desde de 2004. Atua na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, na área de Organização da Informação, Representação Descritiva, Classificação do Conhecimento e Organização da Informação na Web. 

Cristiane Mendes Netto

Possui doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Educação a Distância pelo SENAC-RJ. Especialização em Design Instrucional para EaD Virtual pela UNIFEI. Bacharelado em Informática pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua como professora no ensino superior desde o ano de 2001. Atualmente é professora na Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE e coordenadora do Núcleo de Educação a Distância. Possui experiência em gestão acadêmica tendo ocupado cargos de coordenadora de curso de Ciência da Computação, de Sistemas de Informação e também de diretora da Área de Ciências Exatas e Engenharias na UNIVALE. Atua na Educação a Distância com a formação de professores e como docente e tutora. Experiência na coordenação de projetos de pesquisa e de extensão nas áreas de Tecnologias na Educação e Educação a Distância. Líder do Grupo de Educadores Google (GEG) Governador Valadares. Possui os certificados de Google Trainer e Innovator.

Áreas de Interesse: Organização do Conhecimento; Bibliotecas Digitais; Visualização de Informação; Educação a Distância.

Dagobert Soergel

Dagobert Soergel é professor do Departamento de Biblioteconomia e Informação da Escola de Pós-Graduação em Educação da University at Buffalo desde 2009 e professor da College of Information Studies da University of Maryland, (1970–2010). Desde dezembro de 2014 ele é consultor do Banco Mundial Serviços de Tecnologia da Informação (ITS), com foco no desenvolvimento de uma ontologia corporativa, busca corporativa e análise de texto. Por mais de 50 anos ele trabalhou em Classificação, Ontologias e Tesauros; Recuperação de Informação e Bibliotecas Digitais; Sensemaking; e relevância tanto na prática como na teoria. Ele é o autor do texto e manual ainda padrão Indexing Languages and Thesauri. Construção e Manutenção (Wiley 1974) e Organizing Information (Academic Press 1985), que recebeu o Prêmio de Melhor Livro da ASIS, além de mais de 100 trabalhos e apresentações. Ele foi o arquiteto-chefe de dois grandes thesauri, o Alcohol and Other Drug Thesaurus

Flavio Vieira Pontes

Doutor pelo pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG (2013). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (1995). Atua como Analista de Tecnologia da Informação na Universidade Federal de Viçosa e também como professor do ensino superior na Faculdade de Viçosa. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação, com ênfase em Bancos de Dados, Engenharia de Software e Programação Web. Atua também nas áreas de pesquisa relacionadas a Organização e Uso da informação, Bibliotecas e Repositórios Digitais, Classificações Facetadas e Taxonomias.

Áreas de Interesse: Organização do Conhecimento; Bibliotecas Digitais; Visualização de Informação; Educação a Distância.

Graciane Silva Bruzinga Borges

Bibliotecária, Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGGCI), da Escola de Ciência da Informação (ECI), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC/ECI/UFMG). Consultora em Gestão da Informação Corporativa (GIC) & Arquitetura da Informação (AI) com vistas à Gestão do Conhecimento (GC) em organizações públicas e privadas. Professora em Elaboração e Apresentação do Trabalho Científico. Especialista em Normalização Documentária. Ampla atuação em Capacitação de Equipes voltada para a Excelência no Atendimento ao Cliente. Forte interesse na área de Organização, Gestão e Uso da Informação, com ênfase em processos de tratamento da informação. Experiência em Disseminação Seletiva da Informação (DSI); Pesquisa Bibliográfica Estruturada (PBE); Serviços de Referência e Gestão Documental em Arquivos Corporativos. Participante do Programa de Incentivo a Formação Docente (PIFD/PROGRAD/UFMG). Membro permanente do Grupo de Pesquisa Modelagem Conceitual para Organização e Representação da Informação Hipertextual (MHTX). Membro Conselho Fiscal da Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais (ABMG) – Gestão 2018/2021. 

Áreas de interesse: Organização e Representação do Conhecimento; Gestão da Informação Corporativa; Arquitetura da Informação; Disseminação Seletiva da Informação; Pesquisa Bibliográfica Estruturada; Serviços de Referência; Inovação em EaD.

Helder Noel Monteiro Firmino

Doutor em Gestão e Organização do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC/ECI/UFMG) (2019). Possui graduação em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho, Portugal (2009) e mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação pela Universidade do Minho, Portugal (2013). Foi formador de unidades formativas de tecnologias de informação e comunicação no Centro de Emprego e Formação Profissional de São Vicente, Cabo Verde (2014). Formador de Informática no Curso de Reparação de Computadores da Escola Técnica do Mindelo – EICM, Cabo Verde (2009). Formador de Informática e Programação de Computadores na Escola Secundária Jorge Barbosa, Cabo Verde (2011). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação. Membro do Grupo de Pesquisa Modelagem Conceitual para Organização e Representação da Informação (MHTX). Atualmente é doutorando em Gestão e Organização do Conhecimento na Escola de Ciência de Informação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Brasil. 

Áreas de Interesse: Ontologias; Web Semântica; SOC; Linked Data.

Ivo Pierozzi Junior

Graduação em Ciências Biológicas (1981), mestrado (1985) e doutorado (1989) em Ecologia, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária. Ocupou cargos gerenciais em P&D e C&T por mais de uma década, na Embrapa Monitoramento por Satélite. Desenvolveu pesquisas na área de Acridologia Operacional e atualmente trabalha com os seguintes temas: Terminologia Agropecuária, Mapeamento, Organização e Representação do Conhecimento e da Informação, Arquitetura da Informação, Sistemas de Informação e Internet.

Lucinéia Souza Maia

Possui graduação em Computação – Sistemas de Informação pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2006) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010). Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento na Universidade Federal de Minas Gerais. É professora assistente da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Acessibilidade Web, Desenvolvimento Web, Governo Eletrônico, Engenharia Web, ISO 12207 e Relações Semânticas para a Representação do Conhecimento.

 

Áreas de Interesse: Relações Semânticas; Representação do Conhecimento; Extração de Relações.

Marcel Ferrante Silva

Professor Adjunto no Curso de Gestão da Informação da FIC/UFG (atual). Doutorado em Ciência da Informação pela UFMG (2013). Professor nos cursos de graduação de Sistemas de Informação e Biblioteconomia da UFMG durante 2 anos (2008-2009). Mestre em Ciência da Informação pela UFMG (2007). Especialista em Gestão Estratégica da Informação pela UFMG (2005). Engenheiro de Telecomunicações pelo INATEL (2000). Técnico em Eletrônica pelo CEFET-GO (1995).

Maria Da Graça De .M .S (In Memorian)

Maria da Graça de Melo Simões é Professora Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação onde assegura as unidades curriculares do 1º ao 3º Ciclos na área de Organização do Conhecimento. Tem Doutoramento em Ciência da Informação pela Universidade de Salamanca (2010), Mestrado (2007) em Ciência da Informação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Pós Graduação em Ciências Documentais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1991), Pós Graduação em Estudos Europeus pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1993) e Licenciatura em História pela mesma Universidade (1989). É autora de diversas monografias e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, essencialmente, sobre Representação da Informação e Organização do Conhecimento. 

Webert Júnio Araújo

Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (2018-2022). Bibliotecário no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Doutorando do Programa de Pós Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação pela mesma Universidade. Integrante do Grupo de Pesquisa Modelagem Conceitual para Organização Hipertextual de Documentos (MHTX). Interesses nas temáticas: Organização e Uso da Informação, Representação da Informação e do Conhecimento, Sistemas de Organização do Conhecimento, Indexação Automática, Bibliotecas Digitais, Ontologias e Avaliação de Ontologias.

Áreas de interesse: Sistemas de Organização do Conhecimento; Ontologias; Repositório Digital; Biblioteca Digital.

Italo Rodrigues Castro

Doutorando em Ciência da Informação/Gestão & Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa – UFV. Especialista em Tecnologia de Desenvolvimento de Software pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, possui graduação em Ciência da Computação – FIC/MG. Analista de Sistemas e Gestor de projetos na PRODEMGE – Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais. Professor Universitário. Tem interesse de pesquisa nas áreas de Linguagens de Programação, Banco de Dados, Recuperação de Informação, Sistemas de Informação, Governança de TI e Engenharia de Software.

Áreas de interesse: Sistemas de Informação, Banco de Dados, Recuperação da Informação; Arquitetura da Informação; Gestão e Organização da Informação e do Conhecimento; Lei de Acesso à Informação; Informação Pública; Ciência Aberta; Dados Abertos e Big Data.

Maria Luiza de Almeida Campos

Pesquisadores

Pós-doutora em Estudos sobre Metodologias para o Processo de Indexação de Documentos Textuais, pelo Departamento de Biblioteconomia y Documentación, Faculdad de Humanidades, Comunicación y Documentación, Universidad Carlos III, Madrid, Espanha e pela Escola de Artes e Comunicação da USP. Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação PPGCI-ECI/UFMG. Mestre em Science in Library Service – Clark Atlanta University. Bibliotecária pela Escola de Biblioteconomia da UFMG.

Bolsista de Produtividade (PQ) do CNPq, Nível 1D. Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento-PPGGOC/ECI/UFMG. Coordenadora do Grupo de Pesquisa MHTX – Modelagem Conceitual para Organização e Representação da Informação Hipertextual, registrado no CNPq desde 2004. Coordenadora do Grupo de Trabalho Organização e Representação do Conhecimento – GT 2 da ANCIB. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa RECRI (ECI/UFMG) e do Grupo de Pesquisa Estudos Ônticos e Ontológicos em Contextos Informacionais (UFF). Sub-Coordenadora do Curso Gestão e Arquitetura da Informação (GAI) do NITEG/ECI. Coordenou o PPGCI/UFMG de agosto de 2009 a setembro de 2012. Atualmente é Membro da International Society for Knowledge Organization (ISKO) ISKO Scientific Advisory Board (2016-), Membro do Comitê de Ciências Sociais Aplicadas, PRPQ/UFMG, Membro da Congregação da ECI/UFMG, Membro do Colegiado de Biblioteconomia da UFMG, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Graduação em Biblioteconomia da ECI/UFMG e Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento PPGGOC/ECI/UFMG.

Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e Representação da Informação e do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Teorias e Técnicas para Representação; Organização e Recuperação da Informação e do Conhecimento; Sistema de Organização do Conhecimento (SOC)/Vocabulários Controlados; Compatibilização de Linguagens de Indexação; Linguística Documentária; Mapa Conceitual; Bibliotecas Digitais; Web Semântica (modelos, padrões, protocolos e linguagens); Linked Open Data; Produção de Hipertextos; Interfaces Indutivas; Topic Maps (Mapa de Tópicos); Arquitetura da Informação; Automação de Bibliotecas (projeto e avaliações de software); Cognição e sua aplicação na Organização e Representação da Informação e do Conhecimento, e nos processos de Recuperação da Informação.

Contatos

Profª Gercina Ângela de Lima

Av. Antônio Carlos, 6.627 – UFMG – Campus Pampulha
Escola de Ciência da Informação – sala 3004
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil – CEP 31.270-901
 mhtxgrupo@gmail.com

Redes Sociais