Doutorandos

Celsiane Aline Vieira Araújo

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Organização da Informação em Contexto Digital pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel em Ciência da Informação pela PUC Minas. Técnica em Processamento de Dados pela FUNEC/CENTEC. Mestre em Gestão e Organização da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência como Analista de Informação. Coordenadora de Serviços de Informação e Supervisora de Projetos atuando com gestão estratégica de informação, modelagem e gestão de processos e fluxos informacionais, gestão de conteúdo para intranet/internet, gestão do conhecimento, gestão de documentos arquivísticos (físicos e eletrônicos), recuperação, tratamento, análise, organização e disseminação de informações, desenvolvimento de produtos informacionais como fontes de informação, bases e bancos de dados, relatórios, manuais, pesquisas e diagnósticos informacionais, levantamento de requisitos para desenvolvimento de sistemas e geração de relatórios, estudo de uso e usuários, treinamento em tecnologias, digitalização, gestão de plataformas sociais. Voluntária do Programa de Incentivo à Formação Docente – PFID pelo Grupo de Pesquisa Representação do Conhecimento e Recuperação da Informação – RECRI-ECI-UFMG. Membro do Grupo de Pesquisa MHTX – Modelagem Conceitual para Organização e Representação da Informação Hipertextual, registrado no CNPq desde 2004.

Áreas de interesse: Arquitetura da Informação; Gestão e Organização da Informação e do Conhecimento; Lei de Acesso à Informação; Informação Pública; Ciência Aberta; Dados Abertos e Big Data.

Heber Tormentino

Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (2019-2023). Membro do Grupo de Pesquisa MHTX. Professor Adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) (2010 – ). Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica (2014 e 2015). Mestre em Engenharia Agrícola (Gestão de Recursos Hídricos e Ambientais) pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Primeiro autor dos softwares: SisCAH 1.0 (Sistema Computacional para a Análise Hidrológica) e do SisCoRV 1.0 (Sistema Computacional para Regionalização de Vazões), que integram o Sistema Nacional de Informações de Recursos Hídricos (SNIRH) do Brasil. Primeiro autor do livro “SisCAH1.0: sistema computacional para análises hidrológicas” e dos sites hts3.info.

Área de interesse: Inteligência Artificial.
Áreas de interesse relacionadas: Web Semântica;  Processamento de Linguagem Natural; Representação do Conhecimento (KR).

Patrícia Lopes Ferreira França

Mestre em Ciência da Informação na Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Especialista em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá (2012). Especialista em Produção em Mídias Digitais pela PUC Minas (2010). Especialista em Educação a Distância pelo Senac Minas (2009). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2007). Atuou como Supervisora Pedagógica e Designer Instrucional no Senac Minas. Atuou como Professora Tutora no curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional, oferecido pelo Senac Minas. Atualmente é Analista em Desenho Instrucional na Universidade Corporativa do Serviço Federal de Processamento de Dados – Serpro. Membro do Grupo de Pesquisa MHTX – Modelagem Conceitual para Organização e Representação da Informação Hipertextual.

Áreas de interesse: Organização e Representação do conhecimento e da Informação; Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC); Hipertexto e Hipermídia; Mineração de Dados; Inteligência Artificial.

.

Reuber da Silva Fonseca

Doutorando do programa de pós-graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPG-GOC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (UNA, 2010), pós-graduado em Design Instrucional para EaD (UNIFEI, 2008), pós-graduado em Marketing e Estratégia Empresarial (FUNCESI, 2007) e graduado em Administração (PUC MINAS, 2003). É auditor federal e Chefe de Auditoria Interna do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Vice-presidente da União Nacional dos Auditores do Ministério da Educação (UNAMEC). Foi professor da Pós-graduação/MBA do Centro Universitário UNA, professor e coordenador do curso de Administração da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Itabira – MG (FUPAC/UNIPAC) e professor da PUCMINAS. Foi Analista de Políticas Públicas efetivo da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH). 

Áreas de interesse: Inteligência aplicada ao Controle da Gestão Pública; BI e Visualização da Informação; Governança, Accountability e Controle Social; Sistemas de Controle e Auditoria Governamental; Arquitetura da Informação, Gestão e Organização da Informação e do Conhecimento, Lei de Acesso à Informação, Informação Pública, Ciência Aberta, Dados Abertos e Big Data.

Contatos

Profª Gercina Ângela de Lima

Av. Antônio Carlos, 6.627 – UFMG – Campus Pampulha
Escola de Ciência da Informação – sala 3004
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil – CEP 31.270-901
 mhtxgrupo@gmail.com

Redes Sociais