Pesquisas bkp

2018 – Atual
Estudo sobre estatuto teórico metodológico da análise de assunto (ESTAA)
Descrição: A indexação é um importante processo dentro de um Sistema de Recuperação da Informação – SRI, composta das etapas de análise de assunto e tradução. Os estudos sobre indexação, mas especificamente, esta sua primeira etapa, análise de assunto ainda se encontram incipientes, com estudos mais centrados na segunda etapa. Esta pesquisa tem como objetivo principal estudar o estatuto teórico e metodológico da análise de assunto, primeira etapa da indexação, verificando principalmente sua evolução. Pretende-se, mais especificamente: (1) verificar porque as pesquisas sobre a análise de assunto são mais incipientes que a segunda etapa da indexação, a tradução; (2) analisar, através da literatura, a evolução da área de indexação, mas especificamente, a etapa analise de assunto. (3) contribuir para elaboração de uma metodologia adequada para o processo de análise de assunto. Para isto, utilizará os fundamentos teóricos metodológicos da área de organização da informação e do conhecimento para embasar esta pesquisa, bem como o estudo das contribuições de áreas correlatas tais como Linguística, Psicologia Cognitiva e a Lógica. Esta pesquisa envolverá procedimentos de natureza teórica, empírica, descritiva e aplicada, com abordagem qualitativa em relação à análise da literatura especializada da área. Pretende-se chegar ao final deste estudo, a partir da análise das perspectivas e abordagens apresentadas na literatura, a um mapeamento da área, para obter resultados que auxiliem o desenvolvimento teórico metodológico, que leve em consideração todos os aspectos de um SRI, tais como o usuário, o contexto e a consistência, coerência e relevância do sistema. Palavras-chave: Análise de Assunto. Indexação. Metodologia de ensino.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Gercina Ângela de Lima – Coordenador / Ana Fonseca – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 2

2014 – Atual
Modelagem conceitual de hipertextos: proposta metodológica para o gerenciamento do conteúdo semântico em Bibliotecas Digitais e na web
Descrição: O presente projeto é continuidade das atividades de pesquisa que vêm sendo desenvolvidas desde 2004, dentro do âmbito do Grupo de Pesquisa Modelagem Conceitual para Organização e Representação da Informação Hipertextual – MHTX, com estudos interdisciplinares junto às áreas de Ciência da Computação, Linguística e Cognição. Mais recentemente, foram incorporados novos estudos ao projeto, à medida que novas temáticas foram sendo agregadas para sanar as dificuldades apresentadas e estabelecer aproximações teóricas e metodológicas em torno de temáticas relacionadas à representação do conhecimento e recuperação da informação no âmbito da Ciência da Informação e disciplinas correlatas. Para isso, pretende-se: ? Estudar as teorias e técnicas de organização e representação da informação e do conhecimento para recuperação da informação em contextos digitais; ? Auxiliar a organização e representação do conhecimento humano em hipertextos, com base em estruturas referenciais semânticas através links hipertextuais; ? Estudar a contribuição de técnicas específicas de Processamento de Linguagem Natural (PNL) para auxiliar o processo de indexação automática na extração de conteúdo dos documentos eletrônicos, tendo base de amostragem documentos acadêmicos em língua portuguesa; ? Estudar as tecnologias para representação da informação semântica na Web, tais como as linguagens, modelos e padrões, com o intuito melhorar a recuperação da informação na Base de MHTX, e nas bases de dados da EMBRAPA, parceira do Grupo de Pesquisa MODELAGEM CONCEITUAL PARA ORGANIZAÇÃO HIPERTEXTUAL DE DOCUMENTOS ? MHTX ; ? Contribuir para os estudos sobre Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC/KOS) a partir da explicitação dos relacionamentos semânticos entre os conceitos desses instrumentos na linguagem SKOS, permitindo que a representação de conhecimento seja clara tanto para pessoas quanto para máquinas; ? Estudos sobre Linked Open Data para avaliar a integração de dados viabilizando a navegação ?semântica? de um recurso a outro de conteúdos semânticos e a interoperabilidade entre os sistemas; ? Identificar técnicas de Visualização de Informação para criar uma interface intuitiva com vistas a auxiliar os usuários na navegação e busca de informação; ? Conduzir pesquisas em áreas interdisciplinares (Arquitetura da Informação, Linguística, Ciência da Computação e Ciências Cognitivas) para subsidiar as teorias e técnicas da Biblioteconomia e Ciência da Informação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (8) .

Integrantes: Gercina Ângela de Lima – Coordenador / Rainner Finelli Gomes – Integrante / Graciane Silva Bruzinga Borges – Integrante / Webert Júnio Araújo – Integrante / Helder Firmino – Integrante / Ítalo Rodrigues Castro – Integrante / Reuber da Silva Fonseca – Integrante / Tereza Cristina Fernandes Pontes – Integrante / Ana Fonseca – Integrante / Mayara Silva – Integrante / Celsiane Aline Vieira Araújo – Integrante / Heber Tormentino de Sousa – Integrante / Ana Isabel Ruivo Cartaxo Gouveia Coelho –  Integrante / Junio Lopes Nascimento – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 96 / Número de orientações: 23