Colaboradores

Alessandra Rodrigues da Silva

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2017). Possui mestrado em Ciência da Informação (2010) e é bacharel em Biblioteconomia (2005) pela Universidade Federal de Minas Gerais, instituição em que também cursou a especialização em Organização da Informação em Contextos Digitais (2007). Possui como principais interesses de pesquisa os estudos discursivos relacionados à Organização do Conhecimento (OC), em especial aqueles vinculados à Linguística e à Análise de Discurso Crítica. Atua, desde 2011, como analista em Gestão da Informação na Embrapa, Brasília/DF.

Áreas de interesse: Organização da Informação em Contextos Digitais.

Cleide Vieira de Faria

Possui Especialização em Gestão Estratégica da Informação (2010) e graduação em Biblioteconomia (2004) pela Escola Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. É Bibliotecária-Documentalista na Universidade Federal de Minas Gerais desde 2008 e atualmente exerce a função de coordenadora da Biblioteca Central. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, Gestão da Informação e do Conhecimento, Gestão de Biblioteca Universitária.

Áreas de interesse: Catalogação; Política de Catalogação; RDA; Implantação do RDA; Código de Catalogação.

Danielle do Carmo Pimenta Rioga

Doutoranda em Organização e Gestão do Conhecimento ECI – UFMG, Mestre em Gestão e Organização do Conhecimento/Ciência da Informação do Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento, pela Escola de Ciência da Informação da UFMG. Ex-bolsista da área de Ensino Superior da Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino GIZ/PROGRAD/UFMG – 2015/2016. Integrante do Grupo de Pesquisa MHTX – PPGGOC. Possui MBA em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional pela UNA (2010), graduada em Desenho Industrial com Habilitação em Programação Visual pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (2003). Várias publicações realizadas, como a do Artigo Muzinga – Filhos de Chico Reis das Minas, pela Universidade de Ohio em 2007 e pela UEMG em 2007. Profissional com atuação no mercado nas áreas de Comunicação e Relacionamento com clientes. Experiência com ferramentas de comunicação, criação de web sites e peças gráficas. Fotografia, edição, seleção e tratamento de imagens. Atuação na coordenação de eventos, marketing e produções culturais. Vivência na área de Coordenação Pedagógica, Educação, Consultoria de Idiomas e Tradução. Inglês Fluente e Espanhol Intermediário com vivência Internacional.

Áreas de interesse: Gestão da Informação; Arquitetura da Informação; Recuperação da Informação; Gestão de Processos; BPM; Internacionalização da Educação; User Experience; Acessibilidade; Usabilidade; Design; Inovação; Empreendedorismo; Inglês; Idiomas; Ensino à Distância.

Decio Wey Berti Junior

Decio Wey Berti Junior é Analista de Sistemas na Assessoria de Tecnologia de Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) desde 1996. Doutorando em Ciência da Informação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desde 2013. Tem o título de Mestre em Gestão da Informação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) (2012). É Especialista em Gestão Pública pelo Instituto Superior de Educação do Paraná (INSEP) (2010). Cursou as disciplinas do mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2002). É Especialista em Administração de Sistemas de Informação – UNOPAR (1995). É Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados – CESULON (UNIFIL) – (1993). Membro da ISKO-Brasil desde 2011. Pesquisa Organização do Conhecimento e Sistemas de Organização do Conhecimento, Web Semântica e Vocabulários Controlados; seu trabalho foi apresentado em duas conferências internacionais (5º CONFOA 2014 (PT); III SHBPIDS 2014 (ES) e em um capítulo de livro (ISKO-BR). Seu Projeto de Tese foi aprovado para ser apresentado no 5º Simpósio Norte Americano em Organização do Conhecimento (NASKO 2015) e contemplado com uma Bolsa para Doutorado Sanduíche pela CAPES/FULBRIGHT 2015.

Áreas de interesse: Knowledge Organization; Knowledge Organization Systems (KOS); Controlled Vocabulary; Semantic Web.

Elaine Diamantino Oliveira

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016) e especialista em Arquitetura e Organização da Informação, também pela UFMG. Atualmente é bibliotecária da Escola de Ciência da Informação, UFMG.

Fernanda Pereira

Bibliotecária graduada (2005-2008) pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ciência da Informação (2009 – 2011) pelo Programa de Pós-graduação da mesma Escola. Bibliotecária na Ferrovia Centro Atlântica (2011-2016), apoiando pesquisa em Engenharia Ferroviária e desenvolvimento de sistemas de organização de documentos. Atualmente Bibliotecária, no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, IFSUDESTE-MG (2016 –). Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa MHTX – Modelagem Conceitual para Organização Hipertextual de Documentos.

Áreas de interesse: Organização e Uso da Informação, com ênfase em estudos sobre Usabilidade em Bibliotecas Digitais; Metodologias de Avaliação de Usabilidade; Desenvolvimento de Sistemas de Organização de Documentos (Sistemas de Classificação, Taxonomias e Tesauros); Linguagens de Indexação; Processos de Indexação e Análise de Assunto; Recuperação da Informação: acesso físico do documento e acesso ao seu conteúdo informacional (em bibliotecas tradicionais, digitais, hipertextos e arquivos), em distintos contextos de uso.

Filipi Miranda Soares

Mestrando em Gestão e Organização do Conhecimento PPGGOC – UFMG, bacharel em Biblioteconomia pela ECI – UFMG, intercâmbio acadêmico no curso Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal, ISCAP (2016-2017). Possui ampla experiência como consultor em normalização técnica de textos científicos. Tem interesse em temas relacionados a Tesauros, Taxonomias, Ontologias, Taxonomia Binomial de Linnaeus, Darwin Core Metadata, Teorias da Classificação, Classificação de Espécies, Zoologia Sistemática, Organização do Conhecimento e da Informação, Normalização de Documentos Acadêmicos, etc.

Áreas de interesse: Organização do Conhecimento; Organização da Informação; Zoologia sistemática; Padrão de metadados Darwin Core.

Kelly Cristiane Santos Morais

Bibliotecária do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, orientada pela Profª. Drª. Gercina Ângela Borém de Oliveira Lima. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Técnica em Informática para a Internet pelo Instituto Federal de Minas Gerais (2017). Integrante do Grupo de Pesquisa MHTX – Modelagem Conceitual para Organização Hipertextual de Documentos, registrado no CNPq desde 2004. Tem interesse nos seguintes temas: Arquitetura da Informação, Biblioteca Digital, Organização da Informação, Representação da Informação, Tecnologia da Informação e Automação de Bibliotecas.

 

Áreas de interesse: Arquitetura da Informação; Biblioteca Digital; Organização da Informação; Representação da Informação; Tecnologia da Informação; Automação de Bibliotecas.

María José Baños Moreno

María José Baños Moreno

Doutora em documentação. Mestre em Gestión de Información y Comunicación en las Organizaciones, graduada em Documentación, Publicidad e Relaciones Públicas. Experiência de mais de dez anos como documentalista e arquivista, tanto no âmbito privado como no público, focada na indexação de documentos para sua recuperação em arquivos intermediários e históricos. Também trabalha desenvolvendo vocabulários para a representação de conteúdo (ontologias e tesauros), indexando documentos. Técnica em Configuración de Aplicaciones de Archivo, Análisis QA y del Servicio de Preservación Digital.

Áreas de interesse: Ontologias; Indexação; Tesauros; Arquivologia; Preservação Digital.

Mayara Oliveira Silva Gonçalves

Bibliotecária graduada pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, formatura: junho de 2016. Membro do Grupo de Pesquisa Modelagem Conceitual para Organização Hipertextual de Documentos (MHTX), coordenado pela Profª. Drª. Gercina Ângela de Oliveira Lima.

Áreas de interesse:  FRBR; FRSAD; SKOS; AGROVOC.

Rafael dos Santos Nonato

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Especialização em Segurança da Informação pelo Grupo IBMEC (2015) e mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Atualmente é Bibliotecário Pleno do Petróleo Brasileiro – Rio de Janeiro – Matriz.  Tem interesse nas áreas da Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Hipertexto, Princípios de Indexação, Website e Arquitetura da Informação.

Rainner Finelli Gomes

Profissional graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialização no curso de MBA em Engenharia e Inovação pelo Centro Universitário Estácio UNISEB e cursando o Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência em pesquisa bibliográfica, serviço de referência, catalogação conforme as Normas AACR2/MARC21, indexação, normalização, COMUT, SCAD, CDU, CDD, Gestão Eletrônica de Documentos (GED), elaboração de projeto e acompanhamento de migração de softwares. Boa comunicação, dinamismo e facilidade no relacionamento interpessoal.

Áreas de interesse: Organização e Representação do Conhecimento e da Informação; Indexação; Sistema de Recuperação da Informação.

Rosy Mara Oliveira

Possui graduação em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialização em Informática e Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Mestranda em Ciência da Informação (linha de pesquisa em Arquitetura e Organização da Informação) pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Colabora com o Grupo de Pesquisa Modelagem Conceitual para Organização e Representação da Informação Hipertextual (MHTX) (UFMG). Bibliotecária. Docente. Indexadora da BIREME. Consultora.

Áreas de interesse: Representação e Organização do Conhecimento em Arquivos; Catalogação de Assunto; Modelagem Conceitual (FRBR e FRSAD).

Tereza Cristina Fernandes Pontes

Mestranda em Ciência da Informação, na linha de pesquisa Arquitetura e Organização do Conhecimento pela UFMG. Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Trabalhou como Bibliotecária chefe no setor Arquivo Editorial na empresa – Sempre Editora (Jornal O Tempo) – Grupo Sada. Tem experiência na área de Ciência da Informação voltada para a criação de projetos no âmbito de Arquitetura da Informação para Sistemas de Recuperação de Informação de documentos; construção e manutenção de taxonomia temática em notícias jornalísticas; extração e indexação de entidades nomeadas; manutenção e conferência de informações de Gerenciamento Eletrônico de Documentos; pesquisas temáticas jornalísticas estruturadas em dossiês; prática de indexação de imagens fotográficas e textos jornalísticos; classificação facetada em documentos fotográficos e textuais; conversão e migração de documentos digitais; avaliação e participação estratégica para seleção de softwares de Sistema de Recuperação; coordenação, treinamento e capacitação de funcionários; treinamento de usuários com utilização de manuais; criação, planejamento e gestão documental da Memória Empresarial do Grupo Sada; criação, planejamento, incentivo a leitura e gestão documental da Biblioteca Sempre Editora; planejamento de reestruturação e ampliação física do ambiente de trabalho.
 
Áreas de interesse: Ciência da Informação; Filosofia da Informação; Lógica; Sistema de Organização do Conhecimento; Organização da Informação; Organização do Conhecimento; Big Data; Data Analytics; Data Science.

Umberto Lima Diniz

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013) e mestrado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: implantação de software, linguagem de programação e sistemas de informação.

Áreas de interesse: Bibliotecas Digitais; Web Semântica; Linked Data, Sistemas de Informação; Bases de Dados.

Contatos

Profª Gercina Ângela de Lima

Av. Antônio Carlos, 6.627 – UFMG – Campus Pampulha
Escola de Ciência da Informação – sala 3004
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil – CEP 31.270-901
 mhtxgrupo@gmail.com

Redes Sociais